Rede Indústria de Biodiversidade e Florestas

Rede Indústria de Biodiversidade e Florestas

Rede Indústria de Biodiversidade e Florestas

Brasil Website +55 061 3317-9054

Com o intuito de promover um engajamento cada vez maior da indústria na temática da biodiversidade e florestas, a CNI criou em 2011 uma Rede de Biodiversidade e Florestas, composta por representantes das federações de indústrias estaduais, associações setoriais e empresas de diversos setores. A Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI é a coordenadora da Rede.

Por meio da Rede, o setor participa ativamente das discussões das políticas públicas relacionadas à temática da biodiversidade e florestas, além de acompanhar a implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica no Brasil. Além disso, a Rede pretende identificar oportunidades relacionadas a negócios e biodiversidade, bem como promover ações de capacitação do setor industrial.

Entre os objetivos da Rede, estão: o alinhamento estratégico dos temas em pauta nos fóruns relacionados ao tema onde a CNI tem representação (Comissão Nacional de Biodiversidade - Conabio, Comissão Nacional de Florestas - Conaflor e Comissão de Gestão de Florestas Públicas - CGEFLOP) e dos temas relacionados à biodiversidade e florestas em pauta no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama); discussão e construção de posicionamentos sobre assuntos em pauta na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), além de tendências e outros assuntos identificados pelos membros da Rede como prioritários.

Diversos temas tem sido discutidos no âmbito da Rede. Entre eles, o marco regulatório de acesso a recursos genéticos e repartição de benefícios, pagamentos por serviços ambientais, manejo sustentável de florestas e oportunidades para indústria do uso sustentável e conservação da biodiversidade.

As reuniões contam com a presença de convidados que contribuem com informações e debates sobre diversos temas.

Um dos principais objetivos da Rede é promover o alinhamento das posições relacionadas à temática para que a CNI promova a defesa de interesses do setor industrial junto às instâncias do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

A troca de informação entre os participantes de experiências e tendências relacionadas à temática de biodiversidade e florestas é também um dos objetivos.

A Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI é responsável pela Rede (funcionamento, operacionalização das reuniões, consultas, capacitações, defesa de interesses, etc)

Atuam na organização e operacionalização da Rede funcionários da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.