Notícias

O Instituto LIFE convida para o Workshop Internacional de Negócios e Biodiversidade.

Representantes do governo, executivos de grandes empresas, acadêmicos e ONGs do Brasil e do mundo se encontrarão para debater questões essenciais sobre o desenvolvimento sustentável e o engajamento dos negócios na conservação da biodiversidade. O evento promoverá também discussões sobre práticas de sucesso já existentes no mercado.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas diretamente na página: http://institutolife.org/workshop/inscricao/

Categorias: Notícias |

Para promover a efetiva participação do setor empresarial brasileiro no debate sobre as oportunidades associadas ao uso sustentável da biodiversidade, em 2013, a CNI iniciou um importante e dinâmico processo de mobilização e sensibilização do setor industrial, com a realização do workshop Indústria e Biodiversidade: construindo uma relação sustentável. Esta foi uma iniciativa da Rede de Biodiversidade e Florestas da CNI que, desde 2011, reúne empresários de diferentes setores para fortalecer o engajamento da indústria no debate sobre políticas públicas e no alinhamento de posicionamentos.

Sob coordenação da Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, ao longo do ano estão sendo realizadas 5 edições do workshop, em diferentes estados, com a participação de federações estaduais de indústria, empresas, governos, academia e outros atores estratégicos. Na programação, estiveram o debate sobre legislações pertinentes, estudos de caso e ferramentas de gestão da biodiversidade.

Entre os principais assuntos abordados estiveram:

Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Indústria

- Recursos da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

- Biodiversidade e as Indústrias: Interface com os setores industriais

Políticas de Biodiversidade na perspectiva de negócios 

- Convenção sobre Diversidade Biológica

- Metas de Aichi para 2020

- Acesso a Recursos Genéticos

- Código Florestal

- Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)

- Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade

Alguns dos casos de sucesso apresentados foram

Conservação da biodiversidade

- Projeto Peixe Vivo, Furnas

- Proteção Ambiental, Associação Caatinga

Uso sustentável da biodiversidade

- Caso Babaçu, Tobasa Bioindustrial

- Caso Carnaúba, Naturalwax

- Caso Mandacaru, Grupo L’Occitane

Pagamento por Serviços Ambientais

- REDD, Cikel

———————————————–

Agenda 2013

Workshops Indústria e Biodiversidade

Data

Federação

16/4/2013

FIEMG

13/5/2013

FIETO

23/5/2013

FIEA

19/9/2013

FIRJAN

21/11/2013

FIEB

Rede de Biodiversidade e Florestas da CNI

A Rede de Biodiversidade e Florestas da CNI foi criada em 2011 para promover o maior engajamento do setor industrial no debate sobre políticas públicas e no alinhamento de posicionamentos relacionados à temática de biodiversidade e florestas. Hoje a rede já conta com 50 participantes, entre empresas, associações e federações das indústrias.

Com o intuito de apoiar as Iniciativas Nacionais e Regionais de Negócios e Biodiversidade, o Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica (SCDB) organiza reuniões anuais com representantes das iniciativas. No ano de 2013, a reunião organizada pelo SCDB em parceria com o Conselho Canadense de Negócios e Biodiversidade acontecerá em Montreal nos dias 02 e 03 de outubro.

A reunião tem os seguintes objetivos:

- Fornecer ao setor empresarial e aos outros stakeholders informações concretas e estudos de caso relacionados às decisões das COPs, a fim de encorajar e facilitar a integração da biodiversidade nos negócios;

- Proporcionar ao setor empresarial um fórum para realizar feedback e elaborar recomendações para as próximas COPs;

- Fortalecer a Parceria Global, reunindo iniciativas nacionais e regionais.

A Iniciativa Brasileira de Negócios e Biodiversidade estará representada na Terceira Reunião da Plataforma Global pela Elisa Romano Dezolt – CNI.

Para mais informações: http://www.cbd.int/en/business/global-partnership

A Iniciativa Brasileira de Negócios e Biodiversidade realizará um evento paralelo durante a COP 11 para apresentar a Iniciativa, o trabalho realizado ao longo de 2012 e propostas para o engajamento do setor produtivo.

A IBNB fará parte, ainda, dos eventos oficiais da Plataforma Global de Negócios e Biodiversidade da CDB, bem como é convidada da Iniciativa alemã Biodiversity in Good Company para participar do painel do evento promovido pela organização.

O evento da IBNB:

Onde:       Centro Internacional de Convenções de Hyderabad, India

Quando:  18/10/12

Horário:  18:15 – 19:45

Sala:      1.10 – Nível 1

Categorias: Notícias |

A vice-presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Mariana Meirelles, será a representante do Brasil na reunião de alto nível da ONU que será realizada no dia 18 de outubro, véspera do encerramento da COP 11, em Hyderabad, na Índia. Ao lado de CEOs de empresas da Índia e do Japão, e de ministros da África do Sul, Índia e Inglaterra, Mariana será a porta-voz do setor empresarial brasileiro nas discussões sobre a busca de padrões sustentáveis nos governos e nas empresas. O debate será moderado pelo economista indiano Pavan Sukhdev, coordenador do relatório Teeb, que trata da economia dos ecossistemas e da biodiversidade.

Categorias: Eventos |